Wednesday, March 22, 2006

Musica & Literatura

Você não precisa concordar comigo, mas para mim, literatura e música andam juntas, independente do tipo que você leia ou ouça.

Quando estás lendo uma revista, você faz isso em silêncio ou ao som de alguma banda ou rádio? Particularmente, eu sempre leio ouvindo algo. Que valha a pena ouvir, é bom se dizer.

A leitura pode sair prejudicada nessa história, pois às vezes preciso parar de ler para acompanhar – cantando ou tocando air guitar, air bateria ou air baixo – a música que sai das caixas de som do meu aparelho.

Por me atrever a escrever, acabo tendo contato pessoal com alguns escritores e lendo entrevistas daqueles que não posso conversar ou me corresponder. Uma de minhas perguntas favoritas é a seguinte: “Como é seu trabalho de criação? Você se tranca num quarto e escreve? Ouve algo ou escreve em silêncio?”. Mais de uma pergunta, portanto. Mas esta última é a que mais me deixa curioso.

Que eu me lembre, a maioria dos escritores escreve ao som de música clássica. Fernando Sabino, escritor mineiro falecido em 2004, mestre maior de nossa crônica e exímio romancista (autor de um dos maiores romances de nossa literatura, “O encontro marcado”, entre outros), dizia escrever ouvindo jazz. Sabido costumava ter uma bateria, para dar umas batucadas de vez em quando. (Para terror dos vizinhos).

Outro escritor ligado ao jazz é o gaúcho Luís Fernando Veríssimo, grandessíssimo cronista de nossa literatura. LF tem uma banda de jazz, inclusive. Eu que esqueci o nome dela agora. Se alguém quiser saber, é só me escrever que eu procuro.

Há também escritores que preferem escrever em silêncio. E então penso com meus botões: é justamente no silêncio que surgem as canções. Elas saem de algum lugar de nossa mente e, quando menos esperamos, estamos batucando ou cantarolando alguma.

Eu gosto de ler ou escrever ouvindo rock. Ou pop/rock, que seja. Mas nem sempre. Tem coisas que não devem ser lidas ouvindo música. Acaba atrapalhando e tal. Mas nesse caso, cada um sabe de si.

E você? Ouve algo quando lê?

Rafael Rodrigues

2 Comments:

At Thursday, March 23, 2006 2:14:00 PM , Blogger Leandro said...

Há alguns anos eu fazia tudo com música ao fundo (lia, escrevia, estudava, tomava banho, comia, cagava). Depois do segundo filho, a zoeira em casa ficou tão grande que qualquer minuto de silêncio ficou sagrado.
Mas, nas últimas semanas venho resgatando os prazeres de meus discos (CDs e LPs) e fitas (os meninos estão maiorzinhos...). Agora, por exemplo, tô ouvindo "I" do Black Sabbath (pela internet, em uma "rádio" - isso conta como rádio? - que só toca heavy metal).
Só que ainda não consigo ler (ó! Agora começou a tocar Accept) com música ao fundo... acho que a idade foi carcomendo minha capacidade de concentração... é que eu tô a milênios desses caras que você falou (eles devem escrever até mijando).
Também sou fãzão (pode dois - tils ou tís? -, assim?) do Veríssimo!
Abraço
Leandro

 
At Friday, March 24, 2006 6:32:00 AM , Blogger contracultura said...

hehe
achei interessante porque sempre estou a ouvir algo quando me ponho a escrever ou ler, é algo de inspirador, mas preciso sempre pausar um pouco para continuar alguns raciocínios mais complexos.
de qualquer forma, geralmente ouço algum hard rock com ar de melódico como Pearl Jam ou algo mais agressivo e cru como o velho e bom Marilyn Manson

Um abraço meu caro ;)~

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home