Saturday, March 18, 2006

Bendita memória

Minha bendita memória ultimamente tem me pregado boas peças.
É impressionante a facilidade com a qual tenho esquecido tanto fatos ou dados de um passado já distante quanto acontecimentos de semanas, dias e até momentos atrás.
Mas o que incomoda mesmo é esquecer nomes de conhecidos. É terrível! Encontro a pessoa, ela me chama pelo nome, e eu tenho que tratá-la por expressões neutras como “meu velho”, “menina”, “meu caro”, e variantes.
Um dia desses estava numa agência bancária quando vi na fila um ex-colega de colégio. Tentei disfarçar, fingir que não vi, mas não tive saída. Tive de falar com ele. Cumprimentar, ao menos.
- E aí, rapaz, beleza?
- Tudo tranqüilo Rafa, e você?
- Tudo tranqüilo também.
Pensei que a conversa acabaria ali. Mas ele veio de lá:
- E aí, que anda fazendo?
Eu sabia – e continuo sabendo – quem ele é, de onde o conheço e que é irmão de uma amiga minha. Até jogávamos futebol juntos, mas não consegui lembrar seu bendito nome. Me virei como pude e fui embora. Minutos depois, já a caminho de casa, lembrei:
- Diego!
Na semana anterior aconteceu algo semelhante. Também numa agência bancária, encontrei uma ex-colega de trabalho:
- Oi Rafa, tudo bem?
Na base do “menina”, “mulher” e até “rapaz”, fui dando um jeito. Mas achei uma grandessíssima falta de consideração de minha parte não chamá-la pelo nome.
Aproveitei os minutos que ela passou no caixa para tentar encontrar alguma pista no celular (o número dela – acompanhado do nome, claro – ou alguma mensagem que ela tivesse me enviado), mas nada.
Quando íamos saindo da agência, eu já desistindo de lembrar o nome dela, o atendente grita – por engano – o nome:
- Senhora Evaneide!
Dessa vez, não esqueço mais! (assim espero...)

1 Comments:

At Sunday, March 19, 2006 7:41:00 AM , Anonymous Anonymous said...

as vezes me da o branco nos nomes tb
asiuhauish
ai fika akela situação desagradavel de ficar chamando de querido..querida.. essas coisas..

muito chato mesmo

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home