Thursday, July 13, 2006

Mãos de cavalo

"Mãos de cavalo" (Companhia das Letras, 189 págs.) é o terceiro livro publicado pelo escritor Daniel Galera. Os outros dois são "Dentes guardados" (contos) e "Até o dia em que o cão morreu" (romance), em 2001 e 2003, respectivamente, ambos pela editora Livros do Mal, criada por ele, pelo também escritor Daniel Pellizzari e pelo ilustrador Guilherme Pilla, e que atualmente se encontra "desativada".

Na nova obra de Daniel Galera, duas histórias são narradas, em capítulos alternados: a de um garoto, sua infância e adolescência, e a do adulto que esse garoto se tornou.

Seu nome é Hermano. "Mãos de cavalo" é seu apelido quando jovem, "por causa do comprimento exagerado de seus braços e das mãos enormes e possantes como as de um estivador nórdico, contrastantes com seus meros quinze anos de idade".

Então morador da Esplanada, "que era o nome de um loteamento residencial mas operava na psicologia de seus moradores como algo muito mais imponente, como o nome de um verdadeiro bairro. Se a Esplanada ainda não era um bairro, um dia seria", na cidade de Porto Alegre, Hermano é um garoto introspectivo, não fala muito. Mas isso não o impede de conviver com os garotos que moram na Esplanada e redondezas.

O Hermano adulto tem trinta anos de idade, é um cirurgião plástico bem sucedido (boa parte do sucesso se dá por conta das suas "mãos de cavalo"), casado e com uma filha. Mas esse Hermano "na verdade é um homem solitário...". Podem me corrigir se eu estiver errado, mas nos capítulos que narram a vida adulta do "Mãos de cavalo", seu nome não é citado uma vez sequer. O homem se perdeu do menino. A única coisa que talvez ligue um ao outro talvez seja a vontade de desafiar limites.

Sempre existiu dentro de Hermano uma inquietação que o forçava a testar seus limites físicos. Quando criança, costumava correr - a pé ou de bicicleta - por horas seguidas, até não mais poder. Tinha também uma tendência masoquista ou suicida, talvez, pois às vezes provocava - sim, propositadamente - quedas quase
fatais de bicicleta. O adulto que ele se tornou muda de hobby, mas continua tendo a necessidade de correr riscos. Ele pratica alpinismo.

E é quando um amigo o desafio a escalar uma montanha ainda não explorada por aventureiros, que se inicia a "odisséia" de Hermano.

Ao invés de seguir o cronograma - que seria ir até a casa do amigo, para de lá iniciarem a viagem -, ele cruza as ruas de Porto Alegre, buscando respostas que talvez jamais encontre. Hermano vai atrás de seu passado e chega à já encorpada Esplanada, para tentar resolver pendências de seu passado. É quando ele quase tem um encontro consigo mesmo, e sua vida talvez mude a partir daí. Se isso ocorre ou não, é uma outra história.

Tive a oportunidade de ler romances que contam a história de um personagem utilizando duas ou três fases de sua vida, alternando os capítulos. E não tenho boas lembranças. A linguagem de Daniel Galera - no sentido de saber qual o tom adequado para esta ou aquela cena do livro - é o que faz a diferença e torna "Mãos de cavalo" um belíssimo e imperdível romance.




Mãos de cavalo
Companhia das Letras
Daniel Galera
189 páginas
R$ 34,00
Rafael Rodrigues

1 Comments:

At Thursday, July 13, 2006 1:33:00 PM , Anonymous Anonymous said...

Tenho que ler...

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home