Wednesday, June 28, 2006

As invenções da imprensa (na Copa)

Eu queria ter feito uma brincadeira no título. Teria de ser "A invenção da imprensa", pra citar o Gutemberg (Johann, que inventou a imprensa por volta de 1450, permitindo assim que livros fossem impressos, ao invés de manuscritos) e tal, mas a imprensa não colabora. Ela inventa coisas demais.

A imprensa esportiva, no caso.

Muito antes da Copa de 2006, acho que na Copa de 2002, falava-se nos "3 R's". Até em "4 R's" falavam. Se não me engano: Ronaldo Gordo, Ronaldinho Jackson, Romário (que foi cortado pouco antes da convocação) e Ricardinho Babuíno.

Depois, em algum amistoso pós-penta e na Copa das Confederações, no ano passado, se eu não estiver enganado, falaram do "quarteto (ou quadrado) mágico". Houve quem quisesse um "quinteto mágico"! E aí veio a Copa do Mundo, e ninguém fala em outra coisa a não ser no tal quadrado: Ronaldo Gordo, Adriano, Ronaldinho Jackson e Kaká.

Certo.

Errado. O quadrado deu errado. Ronaldo e Adriano não podem jogar juntos. Descobriram o Brasil! Perceberam que dois centroavantes de área não podem jogar juntos. Tudo bem.

Pra não perderem o costume, inventaram que outro quadrado, o defensivo, deu certo. Juan, Lúcio, Émerson e Zé Roberto. Mas parece que não engoliram essa de "quadrado defensivo".

Tentaram ainda um "triângulo", do lado direito da seleção: Kaká, Robinho e Cafú. Também não foi bem aceito.

Foi quando inventaram "as torres gêmeas". Sim, Ronaldo Gordo e Adriano agora são as torres gêmeas. Sim, tipo as torres gêmeas que o Bin Laden mandou detonar. Uma torre já foi, Adriano deve sair do time, pois Robinho está detonando. Com trocadilho.

Eu não estou nem aí pra quadrados, triângulos, quintetos, hexágonos, heptetos, octágonos... Só quero ver a seleção jogando bem, e ganhando essa Copa. O resto, é invenção da imprensa.


Rafael Rodrigues

* Sou preguiçoso demais para pesquisar a veracidade dos dados informados nesse texto. Tipo: "quando foi a Copa das Confederações?" "Quando falaram pela primeira vez em quadrado mágico?" "Quando falaram em 3 R's?" Mas tudo que aqui foi dito, foi baseado em notícias que saíram em jornais, revistas e programas de tv.

1 Comments:

At Wednesday, June 28, 2006 6:44:00 PM , Anonymous Anonymous said...

Cara, não poderia concordar mais.
Haha, chega até a ser engraçado. Faltou só falar a contribuição que o bundão do Galvão da nessa história afinal, se não me engano, foi ele que começo essa história do quadrado mágico.

bj0z.

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home