Monday, September 25, 2006

Sou um suicidário?

Eu sempre pensei em postar isso no blog, mas sempre declinei, para não preocupar a minha namorada.

Mas agora, que li isto, fico mais tranquilo:

"Nunca dirijo meu carro por cima de uma ponte sem pensar em suicídio. Quero dizer, não fico pensando nisso. Mas passa pela minha cabeça: SUICÍDIO. Como uma luz que pisca. No escuro. Alguma coisa faz você continuar. Saca? De outra forma, seria apenas loucura. E não é engraçado, colega. E cada vez que escrevo um bom poema, é mais uma muleta que me faz seguir em frente."

Palavras de Charles Bukowski, em "O capitão saiu para o almoço e os marinheiros tomaram conta do navio", livro sobre o qual escreverei uma resenha amanhã*. Ao menos espero ter tempo para isso.

Mas então. Eu dizia que sempre pensei em postar isso no blog. Mas o "isso" não se referia às palavras de Buk. E sim ao seguinte.

Sempre que volto da casa dela para a minha, quando estou de carro, eu meio que imagino como seria jogar o veículo contra outro, ou simplesmente fazê-lo atingir a maior velocidade possível, e "bater" de leve no canteiro. O carro capotaria e tal.

Eu não farei como Pedro Nava, que disse aos amigos "Sou um suicidário", salvou um amigo do suicídio (segundo Fernando Sabino, o tal amigo ligou para Nava, dizendo que iria se matar; Nava então pediu que ele esperasse um pouco, pois queria vê-lo pessoalmente uma última vez; chegando na casa do suicida, convenceu-o a desistir do ato e levou consigo o revólver com o qual o amigo ameaçara se matar; tempos depois, Pedro Nava cometeria suicídio, dando em si mesmo um tiro; talvez, justamente, com aquela arma...) e depois se matou.

Posso até ser um suicidário. Mas sou como Bukowski. Que pensar, no suicídio, até pensava. Mas foi morrer aos 74 anos, não me recordo agora de quê.


Rafael Rodrigues
* A resenha já foi escrita e publicada.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home