Friday, October 06, 2006

The older you get...

The older you get, the less you dream.

Para tudo na vida existe um preço, uma troca, ganha-se e perde-se, conseqüentemente. É uma constante.

Todos envelhecemos e, com intelecto privilegiado ou não, passamos por experiências. Experiências essas que vão moldar nossa atitude perante certas situações. É claro que o contexto social tem um peso mais que surpreendentemente alto, principalmente se atrelado à experiência. "Menino, não sai na chuva que você vai pegar gripe!" - um dia depois, tirando o termômetro debaixo do braço. "Eu não disse?!? Você gripou, seu fidapuuta!" e lá se vai uma importante lição para uma criança mimada.

As experiências têm função de aprendizado, o que na abordagem "comportamental" da Psicologia trataria como condicionamento, reforço, etc. Já no ramo "cognitivo" diria que construir-se-ia "esquemas", os quais ajudarão às pessoas identificarem com mais rapidez uma situação de acordo com uma lembrança que remonte uma situação semelhante. Ex.: Joãozinho tinha um amiguinho gordinho na 3ª série, e 3 anos mais velho, que tinha uma voz rouca e roubava seu lanche todos os dias. Caso ele se depare com algum relacionamento com algum homem gordo e de voz rouca num futuro próximo, ou não, pode criar uma antipatia automática devido às experiências do passado que ativaram seu cognitivo para reconhecer o "perigo". Assim nossos ancestrais aprendiam que plantas coçavam, que tipo de animal deveria-se temer, também funcionava a imitação, mas quero focar estes esquemas.

Todos sofrem com más lembranças, mas algumas pessoas conseguem discernir o emocional do racional e saber quando se deve agir pensando ou usando a intuição. Ou mesmo ligar-se que a tal de intuição pode ser nada mais que os esquemas construídos no passado agindo de forma a facilitar (ou não) suas escolhas, identificações e etc.

Felizes os que conseguem construir esquemas, viver experiências e, ainda assim, ser capaz de experimentar situações novas, se permitir arriscar e crescer. Mas a influência sócio-cultural, às vezes, consegue ser muito superior a qualquer tentativa humana de ser indivíduo e acovarda cada um com seus conhecimentos limitados, mas com fantasias de detenção de verdade.

The older you get, the less you dream.


Eduardo Leite

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home