Saturday, April 15, 2006

Retrato de um Artista 2

Elas vêem doces palavras impressas em livros e pensam quem está por trás delas. Prosseguem até a ultima pagina, contracapa, na procura por qualquer imagem que reconheçam nas palavras daquele autor.

Imaginam em meio a tristes poesias e dedicatórias, “quem foram as musas, afinal?”. Sem saber que tudo não passa de um grande palco ficcional. Que entre o autor e a palavra existe respeito. Fazendo surgir desejos e histórias da imaginação.
Por um instante, se elas vislumbram o artista, tudo começa com comprimentos, seguidos de aplausos pela poética, e um dialogo simples. Onde ela já se faz apaixonada pelos versos, e ele cativado por aquela paixão.
Mesmo que a noite se despeça sem beijo algum, ela vai para casa, com uma dedicatória e um falso amor que ultrapassa as palavras.

Segue o artista sua vida assim, porém volta a encontrá-la. E do simples se torna uma constante e, não mais que de repente, de suas palavras a ela surge uma inspiração.
E novamente a garota sorri, o pequeno artista lhe deixou versos, que talvez lhe trouxesse novas mulheres.

Elas começam se apaixonando pelas palavras e sem perceber acreditam que se apaixonaram pelo autor. Talvez o ego do artista, mesmo sabendo da ilusão, semeie a paixão que não deveria existir.
Mas, ela chora ao ler seu poema mais contundente. Sem querer ele a toca, e finalmente se beijam.

Passam-se os meses e o autor prossegue em sua poesia, onde surgem novos versos sobre ela, verídicos. Já ela, lendo os textos de outro poeta, chora. E o novo autor pode prever sua sina.
Ela se apaixonará por suas palavras e pelas formas belas. Na arte que ninguém possui. Ele, talvez recluso em sua majestade egoísta, fará nascer em si mesmo um amor que sabe que ela não possui. Pois sem sua poética o amor seria escasso.

E assim eis o retrato de um artista.
Thiago Augusto
Reescrito em (15/04/06)

1 Comments:

At Saturday, April 15, 2006 11:21:00 PM , Anonymous Anonymous said...

diga "xissssssssss"!
hehehe
abraços,
rafael

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home